Luto
- Psicóloga Ana Nascimento

- 5 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de fev. de 2024

O luto é uma situação em que a maioria das pessoas não estão preparadas quando acontece, pois em sua maioria ocorre de maneira repentina, por mais esperado que seja devido uma questão de saúde.
A morte de um ente querido, familiar ou amigo, pode fazer com que você se sinta sozinho, pois você não sabe lidar com a expressão de sentimentos que ocorre dentro de você, te impossibilitando de tomar atitudes e acaba fazendo com que se perca também o controle de suas emoções.
Emoções que muitas vezes não é ensinada ou permitida de se expressar e começa-se uma cobrança para que os sentimentos negativos e angustiantes não sejam sentidos, sensação de que a vida sem aquela pessoa amada não tem sentido.
Entretanto eu estou aqui para te falar que as suas emoções merecem ser sentidas e acolhidas de maneira humana, que o seu choro tem que existir sim e não se tem um prazo determinado para o luto acabar.
Na minha carreia profissional tive a oportunidade de trabalhar em um hospital, mais precisamente na ala de Centro Intensivo de Internação - CTI, onde era realizado acompanhamento das pessoas que estavam internada em situações graves e de seus familiares.
O luto é uma experiência única, podendo ser solitário, mas se você chegou até aqui significa que você não quer passar por isso sozinho, esta disposto a respeitar a perda que você teve, os seus sentimentos sejam eles bons ou ruins.